A Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, vai oferecer um curso, no segundo semestre, focado completamente em Batman.
De acordo com o portal io9, as aulas serão ministradas por Steven Levya, escritor que terá a missão de explicar e debater a evolução do herói ao longo de sua história. O objetivo é analisar as mudanças de Batman e relacioná-las com o contexto sociocultural dos Estados Unidos em suas respectivas épocas.
“Existem versões super masculinas, super cheias de testosterona, quase fascistas do Batman, como o de Frank Miller em O Cavaleiro das Trevas. Mas, ao mesmo tempo, você tem o Batman de Adam West nos anos 60, com uma pegada pop, com ele indo em boates e dançando. Poucos personagens trazem mudanças tão drásticas”, explicou o professora Steven Levya.
Não é incomum que grandes ícones da cultura pop parem em salas de aula norte-americanas. Exemplo disso é O Senhor dos Anéis, estudado em disciplinas que abordam mídias e literatura em língua inglesa. Uma universidade da Dinamarca também entrou na onde e já ofereceu um curso sobre a cantora Beyoncé; e a atriz Angelina Jolie tornou-se professora visitante na London School of Economics no ano passado.