Tomaz Viana, o Toz, baiano de Salvador, nascido em 1976 e que mora no Rio desde a adolescência, nunca se contentou em criar meramente personagens para seus grafites. Cada um deles sempre teve um mundo particular, com lugar próprio em sua autobiografia. “Com o personagem nasce junto um temperamento próprio, seu universo, todos têm um enredo que uso muito como trilho para dar continuidade a cada nova fase, uma forma de assegurar a continuidade de suas vidas”, explica o artista.
Estas são as bases para entender a exposição “Cultura insônia”, dedicada ao Povo Insônia, civilização que o artista começou a traçar a partir de 2010 e que hoje está no centro das atenções de sua individual na Caixa Cultural. É formada por dez obras, entre pinturas, esculturas e manequins.
Como parte da programação, a Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe Toz nos dias 16 de junho, 14 de julho e 18 de agosto (sábados) para uma visita guiada.
Serviço
Cultura Insônia – Exposição com pinturas e esculturas de Toz
Caixa Cultural – Galeria 3 (Av. Almirante Barroso, 25 • Centro. Tel.: 3980- 3815) • Terça a domingo, das 10h às 21h • Entrada Franca • Até 26/8