O diretor Alfonso Cuarón conquistou o Leão de Ouro em Veneza neste sábado com o filme “Roma”, um drama em preto e branco baseado em sua infância no México, uma vitória importante para a empresa de streaming Netflix, que distribuirá o filme mundialmente.
Willem Dafoe foi escolhido melhor ator pela biografia de Vincent Van Gogh, “At Eternity’s Gate”, enquanto a britânica Olivia Colman ganhou como melhor atriz pelo seu papel como Rainha Anne em “The Favourite”, filme que ficou em segundo lugar na premiação do júri.
Jennifer Kent, a única mulher diretora entre 21 competidores pelo Leão de Ouro, ganhou o prêmio especial do júri pelo seu thriller de vingança “The Nightingale”. O ator principal do filme, Baykal Ganambarr, ficou com o prêmio de melhor ator/atriz estreante.
O Leão de Prata, para o melhor diretor, foi entregue ao francês Jacques Audiard pela sua comédia de faroeste “The Sisters Brothers”. Joel e Ethan Cohen ganharam o prêmio de melhor roteiro, também por um faroeste, “The Ballad of Buster Scruggs”.