Rio 2


rieoeo79

Continuação da consagrada animação de 2011, ‘Rio 2’ não se passa exatamente na cidade do Rio de Janeiro. Blu conquistou o amor de sua vida, Jade, e teve com ela três espertos filhos: Bia, Carla e Tiago. Jade começa a se preocupar com o fato de seus filhos estarem ficando ‘urbanos’ demais – usando iPod e comendo comidas enlatadas –  e não terem contato com suas verdadeiras raízes. Blu, que usa pochete e GPS, também é censurado por Linda. Assim, a família viaja para a Amazônia.

Na Amazônia também se encontra o casal Linda e Tulio, que descobriram remanescentes das araras-azuis. Chegando lá, Jade encontra seu pai e descobre que a área onde as araras-azuis está sendo devastada por madeireiros. O pai de Jade não gosta muito de Blu quando descobre que ele foi um ‘pássaro de estimação’, fato que gera tensão entre os dois.
Quando Blu tenta ajudar Linda e todo o grupo de araras azuis, um novo problema surge: Nigel, a cacatua malvada do primeiro filme, está de volta – e quer vingança. Ele conta com a ajuda de Gabi, um sapo venenoso.

Blu precisa então salvar sua esposa, seus filhos, as araras azuis e deter Nigel.
Com diversos números musicais – destaque para ‘What Is Love, de Janelle Monaé – Carlos Saldanha faz um trabalho bonito e colorido. A trilha sonora é o melhor do filme. Ela foi elaborada pelos gênios Carlinhos Brown e Sérgio Mendes, e contou com a música dos grupos Uakti [de música instrumental] e Barbatuques [percussão corporal].
O filme não apresenta nada de novo e aproveita para levantar a bandeira do discurso de ‘preserve o meio ambiente’. Fofo, infantil e politicamente correto, ‘Rio 2’ agrada a pessoas que gostam de animação e pais com filhos pequenos.

 

Cotação: Bom
* Ouça mais músicas presentes na trilha sonora do filme clicando aqui, aqui e aqui.