A Rainha

Nesse filme de 2006, a atriz britânica Helen Mirren (‘As garotas do calendário’ e ‘Reds – Aposentados e perigosos’) é a Rainha Elizabeth II, que não consegue entender a comoção que a morte da princesa Diana causa na Inglaterra e no mundo.

O recém eleito Tony Blair (Michael Sheen) é então responsável por tomar as medidas necessárias para reaproximar a família real da população, que não aceita que os monarcas fiquem reclusos em Balmoral, na Escócia, e não façam questão de partilhar a dor da perda da princesa.
Os príncipes Harry e William aparecem pouco, somente nas cenas referentes ao enterro da mãe, e o foco do filme é mostrar a tensão na qual a família se encontra naquele momento, sendo esmagada pela mídia e tendo um primeiro ministro impotente, pois Elizabeth se recusa a fazer alguma aparição pública ou discurso para acalmar os ânimos da população. O príncipe Charles é representado pelo ator Alex Jennings, sem carisma algum.

Numa das melhores cenas do longa, Philip (James Cromwell) repreende a esposa por assistir a um documentário sobre Diana na TV. No fundo, eles se sentem culpados pelo circo que está sendo feito do lado de fora do palácio. Destaque para a atriz Helen McCrory, que faz a esposa debochada de Tony Blair, Cherie.

‘A Rainha’ é um filme frio, que mistura cenas reais do enterro de Diana. As flores e mensagens deixadas nos portões do palácio de Buckingham, os príncipes recebendo as condolências da população, além de depoimentos de anônimos completamente arrasados com a perda da ‘princesa do povo’, mas que mostra uma visão diferenciada sobre o acontecimento: a (falta de) reação da família real.

 

Cotação: Muito bom
Ideal para: fãs de filmes históricos, fãs de Helen Mirren, pessoas que sentem saudade da princesa Diana