Uma das novidades do universo cinematográfico da Marvel é o filme da Capitã Marvel. Para os leitores de quadrinhos, o nome é muito familiar, afinal ela é um dos personagens favoritos da Casa das Ideias, tanto que fãs perguntam sobre ela ao presidente do estúdio, Kevin Feige, há anos. Entretanto, a maioria dos potenciais espectadores dos filmes não faz a menor ideia de quem é.
Quem é Capitã Marvel?
Embora o título seja usado por diversos personagens dos quadrinhos e não só da Marvel, já que a DC Comics tem o seu próprio Capitão Marvel (agora oficialmente chamado apenas de Shazam), a versão que conheceremos no cinema será a vivida por Carol Danvers.
A garota apareceu pela primeira vez em 1968 como coadjuvante em Marvel Super-Heroes. Ela é piloto da Força Aérea dos Estados Unidos (depois CIA e NASA) e tem um romance com o Capitão Marvel original, alienígena da raça Kree chamado Mar-Vell, dono do título por vários anos.
Nas décadas seguintes, a garota passou por muitas provações: ganhou e perdeu poderes, foi parar em outras realidades e ficou presa em uma dimensão alternativa, até chegou a engravidar. Ela já participou de histórias com X-Men, Vingadores, Piratas Siderais e Guardiões da Galáxia e ganhou os codinomes de Binaria e Warbird.
Uma curiosidade: os poderes de super-força e voo de Vampira, dos quadrinhos dos X-Men, foram roubados da Miss Marvel na primeira missão da mutante antes de se tornar aluna do Professor Xavier. Infelizmente, por problemas de direitos (X-Men é da FOX, que foi comprada pela Disney, mas a venda ainda não foi aprovada pelos orgãos dos EUA), não veremos as rivais juntas nas telonas tão cedo.
Como se tornou a Capitã Marvel
Carol Danvers tornou-se a Capitã Marvel em 2012, com uma série própria escrita pela roteirista Kelly Sue DeConnick e pelo artista Dexter Soy. Na época, era a única publicação a ter uma personagem feminina como protagonista na Marvel. O sucesso foi imediato e colocou o nome de Carol Danvers em destaque.
Cinema
Kevin Feige garante: “Suas aventuras estão muito ligadas ao planeta Terra, apesar de seus poderes serem baseados no reino cósmico”. O longa solo se passa nos anos 90 e veremos a origem da heroína, que é uma das mais poderosas da Marvel e provavelmente será a mais poderosa do MCU.
É bem provável que a moça faça parte dos Vingadores em futuros filmes, afinal Feige confirmou que o line-up do supergrupo seria “alterado” após os acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita. Carol seria bela adição à equipe.
Embora a personagem também tenha ligações com Guardiões Da Galáxia, o diretor James Gunn já confirmou que a Capitã não aparecerá na franquia tão cedo. Brie Larson, ganhadora do Oscar por O Quarto De Jack, será a protagonista no cinema e o filme está previsto para março de 2019.