Demorou, mas aconteceu: Michelle Yeoh se tornou a primeira mulher asiática a receber uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar. A nomeação veio pelo longa Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo – produção mais indicada do ano. Ao THR, ela disse: “Isso vai muito além de mim“.
“No momento presente, constantemente, o tempo todo, tem asiáticos vindo até mim dizendo: ‘Você pode fazer isso, você está fazendo isso por nós’. Eu entendo totalmente.’ Todo esse tempo, eles não foram reconhecidos, eles não foram ouvidos”, disse a atriz nascida na Malásia.
Ela continuou: “Estou no ramo do cinema há 40 anos. Quando você tem a validação de seus colegas, tudo isso é como a cereja do bolo. Mas a razão pela qual você faz filmes e apresenta seus bebês ao mundo é porque você quer que a história seja contada, você quer que as pessoas entendam, seja sua cultura, sejam certas histórias muito comoventes ou contos importantes, para ser contado”.
É raro para uma atriz conquistar sua primeira indicação aos 60 anos. E mais raro ainda para uma mulher não caucasiana.
Além de Michelle, outros três atores asiáticos foram reconhecidos este ano: Stephanie Hsu e Ke Huy Quan, ambos por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, e Hong Chau por A Baleia.