FILME ESTÁ EM CARTAZ NO FESTIVAL DO RIO
Adaptado do livro homônimo escrito por Emily M. Danforth pela diretora Desiree Akhavan, O Mau Exemplo de Cameron Post , o longa é ambientado na década de 1990, acompanha a tímida Cameron Post (Chloe Grace Moretz), jovem que é flagrada pelo namorado tendo relações sexuais com a melhor amiga Coley (Quinn Shephard).
Antes disso, podemos perceber que ela guarda algum segredo. Quando essa situaão é revelada, a garota, órfã, é enviada pela tia cristã (Kerry Butler) para uma espécie de ‘’acampamento religioso’’ para jovens com ‘’desvios de conduta’’.
Coordenado por um reverendo “ex-gay” (John Gallagher Jr) e uma terapeuta (Jennifer Ehle), o lugar nega a existência de diversidades de orientação sexual e identidade de gênero e promete curar jovens que sentem atração pelo mesmo sexo. Cameron é uma adolescente em pleno processo de autoconhecimento, de descobertas sobre sua sexualidade e lugar no mundo. Mas, enquanto passa por esses processos, ela sente abandono, medo e dor.
A protagonista, então, fica confusa. Ela não entende qual o problema com sua orientação sexual e muito menos sabe se quer ser “curada” ou se é cristã como a tia. Nada ali é duro ou sofrido. Ao contrário: o filme é sutil e crava bons e singelos momentos de ironia e acidez. Cameron vai fazer novos amigos e se reconectar consigo mesma.
Chloe está ótima no papel da protagonista, que assim como todos os jovens, que apenas descobrir quem é – sem ter que pedir desculpas por isso.
O longa está sendo bem avaliado pela crítica e ganhou prêmio em Sundance esse ano.
Cotação: Muito bom