Hugh Jackman stars in Columbia Pictures' THE FRONT RUNNER.

Festival do Rio: ”O Favorito”

No longa ‘’ The Front Runner, o diretor Jason Reitman (‘’Juno’’, ‘’Amor sem escalas’’) , podia ter derrapado feio ao contar uma história verídica, mas muito marcante. Filho do também diretor Ivan Reitman, Jason mostra a que veio em ‘’O Favorito’’, seu novo projeto.

O longa narra as três semanas de 1987 em que a candidatura presidencial de Gary Hart (Hugh Jackman, o Wolverine), o candidato favorito, implodiu quando jornalistas farejaram um suposto affair entre ele e Donna Rice (Vera Farmiga). Não demorou para que uma explosiva foto de Rice, cheia de intimidade sentada no colo de Hart, perto do iate Monkey Business, fosse escrachada pelo tabloide ‘’National Enquirer’’. Os dois viraram chacota ao redor do mundo.

Hart e Rice negaram que tivessem um caso, obviamente. Recentemente, a revista The Atlantic informou que Lee Atwater, o ex-gerente da campanha de George H.W. Bush, o candidato rival republicano, confessou ter armado uma arapuca para Hart – ms já era tarde demais. O caso foi amplamente discutido na época de tornou uma das maiores histórias dos tabloides dos anos 80.

“Gary é por natureza uma pessoa reservada, alguém que acredita que deva haver separação entre a vida privada e a vida pública dos políticos. O bom desse filme é que ele não dá resposta fáceis.”, disse Jackman em entrevista.

O filme, bem dirigido, mostra os limites (ou falta deles) da mídia e do público numa era pré internet. Hugh Jackman mostra vigor ao interpretar o protagonista, que vai do céu ao inferno em questão de segundos, ao ver que a confusão põe em risco não apenas a sua candidatura, mas o destino de todos ao seu redor.

 

Cotação: Bom