Depois de várias idas e vindas, Novos Mutantes deve finalmente chegar aos cinemas em 2020. O longa ganhou um trailer inédito e, segundo informações recentes, deve ser lançado com a versão do diretor.
Com direção de Josh Boone, que também assina o roteiro com Knate Lee, Novos Mutantes foi filmado em 2017 e deveria chegar aos cinemas em abril de 2018. Depois foi adiado para fevereiro de 2019, em seguida para agosto de 2019 e estava programado para 2 de abril de 2020, mas foi adiado por conta da pandemia do coronavírus.
DESDE 2015
Depois de alguns rumores, o filme dos Novos Mutantes foi confirmado em maio de 2015. Josh Boone, vindo do sucesso de A Culpa é das Estrelas, foi confirmado como diretor e roteirista, cuidando do script ao lado de Knate Lee.
Em abril de 2017, o longa entrou em fase de pré-produção e logo o elenco foi anunciado: Maisie Williams (Lupina), Blu Hunt (Miragem), Anya Taylor-Joy (Magia), Charlie Heaton (Míssil) e os brasileiros Henry Zaga (Mancha Solar) e Alice Braga (Dra. Cecilia Reyes).
ENTROSAMENTO
Mesmo antes das filmagens começarem era possível ver o entrosamento da equipe nas imagens publicadas por Henry Zaga. Josh Boone continuou registrando os bastidores da produção com o início das gravações em julho de 2017, e também no seu encerramento, em setembro de 2017, com a equipe registrando mais uma vez o “clima de família” do set.
Em dezembro do mesmo ano, pouco antes de desembarcar no Brasil para divulgar Novos Mutantes na CCXP, Boone publicou uma foto do elenco fazendo referência a capa do disco Highway to Hell, do AC/DC.
FILME DE TERROR DOS X-MEN
Esse entrosamento da equipe parecia essencial para o funcionamento da trama, que se passaria toda no mesmo ambiente: um hospital para jovens mutantes. O longa mostraria cinco jovens – Lupina, Miragem, Míssil, Magia e Mancha Solar – lutando para controlar suas habilidades contra o Urso Místico.
Criado por Bill Sienkiewicz e Chris Claremont, o Urso Místico fez sua estreia na HQ New Mutants #3, em 1983. Ele habita os pesadelos da mutante Miragem, afirmando que matou seus pais e que voltaria para matá-la. Miragem eventualmente confronta o Urso Místico e perde, o que leva o vilão a confrontar toda a equipe.
Dessa premissa, o diretor Josh Boone estabeleceu que esse não seria um filme de super-heróis: “Estamos fazendo um verdadeiro filme de terror situado no universo de X-Men. Não existem uniformes, supervilões. Estamos tentando fazer algo muito, muito diferente“.
“É sobre esses mutantes em uma instituição para mutantes problemáticos”, comentou Charlie Heaton, o Míssil, em abril de 2018, “É a história desses personagens se entendendo do jeito que são e é um filme de terror de X-Men, o que nós nunca vimos antes. (…) É mais assustador do que qualquer coisa que eu já vi neste gênero”.
DIVULGAÇÃO
Com estreia prevista para abril de 2018, divulgação de Novos Mutantes começou em outubro de 2017 com a divulgação do primeiro trailer na madrugada de uma sexta-feira 13, oficializando a produção como um filme de terror.
Poucos meses depois, Josh Boone, Knate Lee, Henry Zaga e Alice Braga passaram pela CCXP17 para divulgar o filme. Durante o painel, o grupo revelou uma cena inédita e Boone chegou a falar de uma possível sequência no Brasil.
A divulgação também contou com um cartaz assustador e uma série de teasers, mais uma vez focando no clima de terror do longa. Assim que o filme foi adiado para fevereiro de 2019, a divulgação foi interrompida.
ADIAMENTOS
Novos Mutantes foi adiado três vezes: da estreia prevista para 13 abril de 2018, o longa passou para 22 de fevereiro de 2019, logo depois para 2 de agosto de 2019 e hoje tem previsão de chegar aos cinemas em 3 de abril de 2020.
A primeira mudança teria sido causada pelo crograma de lançamento da Fox, buscando impedir que os filmes do universo X-Men tivessem que concorrer entre si em alguns mercados internacionais. Com os outros dois adiamentos, porém, ficou clara a influência da compra da 21st Century Fox pela Walt Disney Company. Iniciado no fim de 2017, o processo de fusão foi concluído em março de 2019, e traz de volta para o Marvel Studios (propriedade da Disney) os direitos de uso dos X-Men.
Enquanto estuda como pode aproveitar o Deadpool de Ryan Reynolds, a Disney disse não ver potencial em Novos Mutantes, e ainda puniu as produções da Fox depois do fracasso de X-Men: Fênix Negra.
REFILMAGENS
Em maio de 2019, enquanto divulgava X-Men: Fênix Negra, o diretor/produtor Simon Kinberg afirmou que a Disney organizaria as refilmagens do longa. Porém, seria preciso definir o teor das regravações e também como reunir o elenco.
O fraco desempenho de Fênix Negra nas bilheterias, porém, diminuiu o orçamento destinado às produções da Fox como um todo, o que também pode ter afetado as refilmagens de Novos Mutantes, cujo cronograma ainda não foi definido pela Disney.
MUDANÇAS
Em março de 2018, um rumor dizia que quase metade do filme seria refilmado, acrescentando novos elementos e deixando o longa mais assustador. Parte dessas mudanças envolveria a adição de um novo personagem.
Supostamente, esse novo personagem seria um vilão vivido por Antonio Banderas, que entraria para substituir Jon Hamm como o Sr. Sinistro (identidade que seria revelada apenas no final do longa original).
EQUIPE NO ESCURO
Desde que começaram as idas e vindas de Novos Mutantes, o diretor Josh Boone evitou tocar no assunto, focando em novos projetos. O cineasta, que pensava em uma trilogia e dizia ter Stephen King como sua principal inspiração no seu filme dos X-Men, hoje trabalha ao lado do escritor na nova adaptação para a TV de A Dança da Morte.
Até o momento, nenhum anúncio oficial foi feito sobre o destino de Novos Mutantes na Disney. Apesar da falta de informações concretas, Lauren Shuler Donner, produtora de longa data da franquia X-Men, mantinha esperança de ver o filme um dia: “Está sob cuidados de Simon [Kimberg, produtor do longa]. Espero que saia. Eles trabalharam muito nisso. Gosto da ideia, começamos como um filme de equipe e acabou virando mais um filme de horror. Acho que é uma boa ideia. Quero vê-lo lançado, estou esperançosa de que será. Odiaria que fosse jogado fora”
Porém, talvez quem defina melhor o sentimento da equipe seja Maisie Williams. Em fevereiro de 2018, logo depois do filme ser adiado pela primeira vez, ela mantinha a esperança na produção: “Acredito que seja bom esse tempo que ganhamos. Não estamos tão amarrados. Vai nos dar mais tempo para entender o que fizemos uma vez que estiver concluído”, declarou na época. Já em março de 2019, depois de três adiamentos, a situação era bem diferente: “Que sabe quando essa p*rra de filme vai sair”.
CONFLITO COM OS X-MEN?
Com a Disney no comando das mudanças nos filmes, foi divulgado que o estúdio poderia estar alterando o longa para tirar as referências aos filmes anteriores dos X-Men. A ideia, segundo o Fandom Wire, era garantir que tais personagens possam ser usados pelo MCU, sem que o estúdio fale sobre as produções anteriores da Fox.
MARVEL ENVOLVIDA NA PRODUÇÃO
O quadrinista Bill Sienkiewicz revelou, também em dezembro, que a Marvel estava trabalhando na produção. Segundo ele, a Disney aprovou e manteve as partes de terror do longa, que já tinham sido indicadas no primeiro trailer.
NOVO TRAILER CONFIRMADO
No finalzinho de dezembro, o diretor Josh Boone deu a notícia que os fãs estavam esperando: o novo trailer estava marcado para 6 de janeiro e o filme continua com o lançamento nos cinemas marcado para 3 de abril (nos EUA) e 2 de abril (no Brasil).
Com a confirmação de um tom mais voltado ao terror, houve o questionamento se o longa seria para maiores e o próprio diretor afirmou que o filme não terá tal classificação. Segundo Boone, a produção foi planejada como PG-13 (equivalente aos 12 anos, no Brasil), classificação da maioria das produções de super-heróis.
ADIAMENTO POR CAUSA DO COVID-19
Em meio à crise causada pela pandemia do coronavírus, a Disney anunciou que Os Novos Mutantes será, mais uma vez, adiado. O longa de Josh Boone, que passará dos dois anos de atraso desde a sua data de estreia original, teve sua chegada aos cinemas postergado indefinidamente, assim como Mulan e Antlers.