‘Nossa História com Chico Buarque’ estreia no Teatro Riachuelo

Ao longo das últimas seis décadas, Chico Buarque construiu uma obra monumental, através de centenas de canções, álbuns, livros e espetáculos teatrais. Mais do que uma produção vultuosa, suas criações ocupam um lugar único dentro da vida brasileira, ao cantar momentos icônicos da história recente do país, mas também ao traduzir os sentimentos mais íntimos do inconsciente coletivo nacional. ‘Nossa História com Chico Buarque’ nasce justamente do desafio de contar um enredo absolutamente original, concebido sob a inspiração do inesgotável universo buarqueano.

Com estreia marcada para 29 de agosto no Teatro Riachuelo Rio, este musical surgiu de uma provocação da produtora Andréa Alves, da Sarau Cultura Brasileira, para o diretor Rafael Gomes.

texto inédito é assinado por Rafael com Vinicius Calderoni, seu parceiro em diversos projetos, e narra a saga de alguns personagens de duas famílias cariocas ao longo de três gerações, como em um épico íntimo.

A ação se passa em três momentos: 1968, 1989 e 2022, não à toa datas fundamentais para se contar a recente história política e social brasileira, quando, respectivamente, o país atravessava a pior fase da Ditadura Militar, logo após vem o período da redemocratização e chega na fase final, depois da pandemia e de uma nova ruptura democrática.

Enquanto os conflitos, paixões, encontros e desencontros das personagens se desenrolam no palco, mais de 50 canções e trechos de composições de Chico Buarque se embaralham com os diálogos, pontuando a ação e se incorporando à dramaturgia, ao complementar o que é dito pelos atores e revelar também o que não é dito, além de avançar com a ação da trama.

Entre as músicas selecionadas, estão clássicos incontestáveis (‘Construção’, ‘O Que Será’), hits radiofônicos (‘A Banda’, ‘Olhos nos Olhos’), obras também compostas para outras peças (‘Tatuagem’, ‘Roda Viva’, ‘A História de Lily Braun’) e criações mais recentes.

NOSSA HISTÓRIA COM CHICO BUARQUE

Texto: Rafael Gomes e Vinicius Calderoni
Músicas: Chico Buarque
Direção: Rafael Gomes Direção Musical e Arranjos: Alfredo Del-Penho
Idealização e produção artística: Andréa Alves
Diretora de Projetos: Leila Maria Moreno
Com: Laila Garin, Flávio Bauraqui, Heloisa Jorge, Artur Volpi, Felipe Frazão, Larissa Nunes, Luísa Vianna e Odilon Esteves. Participação Especial: Cyda Moreno e Soraya Ravenle.
Músicos: Alfredo Del PenhoAline FalcãoDiego ZangadoDudu Oliveira e Pedro Aune
Cenografia: André Cortez
Iluminação: Wagner Antônio Figurino: Kika Lopes e Rocio Moure
Desenho de som: Gabriel D’Angelo Direção de Movimento e Coreografia: Fabrício Licursi
Design Gráfico: Beto Martins Coordenação de Produção: Vivi Borges
Produção Executiva: 
Diogo Pasquim

SERVIÇO:

De 29 de agosto a 6 de outubro de 2024
Local – Teatro Riachuelo RJ – Rua do Passeio, 40, Rio de Janeiro
Ingressos online neste link, via Sympla
Sessões duplas (matinê às 15h) nos dias 7, 14 e 22 de setembro e 5 e 6 de outubro.

Quintas, sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 19h.
Matinê nos dias de sessão dupla (7, 14 e 22 de setembro e 5 e 6 de outubro), às 15h.

Duração: 150 (cento e cinquenta) minutos, contando com o tempo de intervalo.  
Classificação Indicativa: 12 anos