O Festival do Rio 2018 traz 84 produções brasileiras dos mais variados temas, de diferentes pontos do país e distribuídos por diversas mostras: 64 longas – incluindo coproduções – e 20 curtas farão a festa do público que terá a chance de encontrar e conversar com os maiores talentos do cinema brasileiro em sessões de gala abertas ao público. O filme de encerramento do Festival será em grande estilo, com exibirção de O Grande Circo Místico, de Carlos Diegues. O Festival acontece de 1 a 11 de novembro.
Na Première Brasil, uma das mostras mais aguardadas e concorridas do Festival do Rio, serão exibidas produções (48 longas e 20 curtas) de diretores estreantes e consagrados. O público escolhe o melhor filme nas categorias ficção, documentário e curta, através do voto popular e um júri oficial elege as demais categorias (abaixo a lista completa).
A mostra competitiva Novos Rumos, que a cada ano conquista o público e se consolida como o espaço de diversas linguagens cinematográficas e novos diretores, vai exibir 7 longas e 7 curtas em sua seleção. A Mostra Retratos vai apresentar 11 longas, com recortes que registram de maneira singular personalidades e temas/assuntos relevantes na história do país.
Nos últimos anos, a Première Brasil ampliou sua grade, abrindo espaço para as mostras Novos Rumos e Retratos. Por conta da diversidade e volume da produção no país, outros filmes brasileiros serão exibidos em mostras do Festival do Rio, como Panorama, Midnight, Première Latina, Expectativa 2018 e clássicos.
SELECIONADOS PREMIÈRE BRASIL + FILMES BRASILEIROS EM OUTRAS MOSTRAS
LONGAS em MOSTRAS COMPETITIVAS
Competição Principal Ficção (Fiction)
- A Sombra do Pai (The Father’s Shadow), de Gabriela Amaral Almeida, 92 min – SP
- A Terra Negra dos Kawa (Kawa), de Sérgio Andrade, 99 min – AM
- Azougue Nazaré (Azougue Nazaré), de Tiago Melo, 82 min – PE
- Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (The Dead and the Others), de João Salaviza e Renée Nader Messora, 113 min – MG
- Deslembro (Unremember), de Flavia Castro, 93 min – RJ
- Domingo (Domingo), de Clara Linhart e Fellipe Barbosa, 95 min – RJ
- Morto Não Fala (The Nightshifter), de Dennison Ramalho, 110 min – RS
- Nóis por Nóis (Us by Us), de Aly Muritiba e Jandir Santin, 100 min – PR
- Tinta Bruta (Hard Paint), de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, 117 min – RS
Competição Principal Documentário (Documentary)
- Clementina (Clementina), de Ana Rieper, 75 min – RJ
- Eleições (Elections), de Ana Riff, 80 min – SP
- Gilda Brasileiro – Contra O Esquecimento (Gilda Brasileiro – Against Oblivion), de Roberto Manhães Reis e Viola Scheuerer, 90 min – ES
- Meu Nome é Daniel (My Name is Daniel), de Daniel Gonçalves, 83 min – RJ
- Relatos do Front (Stories From The Frontline), de Renato Martins, 105 min – RJ
- Torre das Donzelas (Maiden’s Tower), de Susanna Lira, 92 min – RJ
Competição Novos Rumos
- El Último País (The Last Country), de Gretel Marín Palacio, DOC, 70 min – GO
- Ilha (Island), de Ary Rosa e Glenda Nicácio, FIC, 96 min – BA
- Inferninho (My Own Private Hell), de Pedro Diogenes e Guto Parente, FIC, 72 min – CE
- Luna (Luna), de Cris Azzi, FIC, 89 min – MG
- Mormaço (Sultry), de Marina Meliande, FIC, 96 min – RJ
- Para’i (Para’i), de Vinicius Toro, FIC, 82 min – SP
- Sócrates (Sócrates), de Alex Moratto, FIC, 70 min – SP
CURTAS em MOSTRAS COMPETITIVAS (COMPETITION SECTIONS)
Competição Principal
- A Retirada para um Coração Bruto (The Last Song for a Rude Heart), de Marco Antônio Pereira, FIC, 14 min – MG
- À Tona (Surfacing), de Daniella Cronemberger, DOC, 15 min, DF
- Antes que o Tempo me Esqueça (Before Time Forget Me), de Leo Goodgod e Paulo Rodrigues, FIC, 13 min, MG
- Boi (Awake Nights), de Lucas Bettim e Renan Carvalho, FIC, 13 min – SP
- Gopi (Gopi), de Viviane D’Avilla e Paulo Dimantas, DOC, 15 min – RJ
- Mais Triste que Chuva num Recreio de Colégio (Sadder than Playtime on a Rainy Day), de Lobo Mauro, DOC, 14 min – RJ
- Nomes que Importam (Names that Matter), de Muriel Alves e Angela Donini, DOC, 15 min – RJ
- O Órfão (The Orphan), de Carolina Markowicz, FIC, 15 min – SP
- Preciso Dizer que te Amo (I Have to Say I Love You), de Ariel Nobre, DOC, 13 min SP
- Princesa Morta do Jacuí (Dead Princess of Jacuí), de Marcela Ilha Bordin, FIC, 15 min – RS
- Universo Preto Paralelo (Black Parallel Universe), de Rubens Passaro, DOC, 12 min – SP
- Você não me Conhece (You don’t know me), de Rodrigo Séllos, DOC, 14 min – RJ
Competição Novos Rumos
- Cadelas (Cadelas), de Rita Toledo, FIC, 22 min – RJ
- Cascudos (Tough Kids), de Igor Barradas, FIC, 18 min – RJ
- Invasão Drag (Drag Invasion), de Rafael Ribeiro, DOC, 13 min – RJ
- Jéssika (Jéssika), de Galba Gogóia, FIC, 19 min – RJ
- Lembra (Remember), de Leonardo Martinelli, FIC, 10 min – RJ
- Sempre Verei Cores no seu Cinza (I’ll Always See Colors in Your Gray), de Anabela Roque, DOC, 18 min – RJ
- Vigia (Night Watch), de João Victor Borges, FIC, 24 min – RJ
LONGAS em MOSTRAS NÃO COMPETITIVAS
Premiere Brasil HORS CONCOURS
Ficção
- Aconteceu na Quarta-Feira (Stage Devil), de Domingos Oliveira, 70 min – RJ
- Cine Holliudy 2 – A Chibata Sideral (Cine Holliudy 2), de Halder Gomes, 100 min – CE
- Correndo Atrás (Running After), de Jeferson De, 86 min – RJ
- Diamantino (Diamantino), de Gabriel Abrantes, Daniel Schmidt, 96 min – RJ
- Intimidade Entre Estranhos (The Intimacy of Strangers), de José Alvarenja Jr., 111 min – RJ
- Los Silencios (Los Silencios), de Beatriz Seigner, 89 min – SP
- Rasga Coração (Rend Your Heart), de Jorge Furtado, 113 min – RS
- Sequestro Relâmpago (Express Kidnapping), de Tata Amaral, 79 min – SP
- Simonal (Simonal), de Leandro Domingues, 105 min – RJ
- Sueño Florianópolis (Sueño Florianópolis), de Ana Katz, 107 min – SP
- Uma Noite Não É Nada (Uma Noite Não É Nada), de Alain Fresnot, FIC – SP
Documentário
- Amazônia, o Despertar da Florestania (Amazon, the Awakening of Florestania), de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski, 111 min – RJ
- Excelentíssimos (Lower House), de Douglas Duarte, 152 min – RJ
- Humberto Mauro (Humberto Mauro), de André Di Mauro, 90 min – RJ
- THF: Aeroporto Central (Central Airport: THF), de Karim Ainouz, 97 min – SP
Curta
- O Mundo é Redondo Para Ninguém se Esconder Nos Cantos – Parte I: Refúgio (The world is round so that nobody can hide in the corners – Part I: Refuge), de Leandro Goddinho, DOC, 10 min
Premiere Brasil RETRATOS
- A Turma do Pererê.DOC (PERERE.DOC) de Ricardo Favilla, 77 min – RJ
- Angel Viana – Voando Com os Pés no Chão (Angel Viana Grounded in Flight) de Cristina Leal, 88 min – RJ
- Carvana (Carvana), de Lulu Corrêa, 104 min – RJ
- Filme Ensaio (Rehearsal Film), de Maria Flor, 72 min – RJ
- Marcia Haydée (Marcia Haydée) de Daniela Kallmann, 80 min – RJ
- Meu Samba É Meu Dom (Samba Is My Gift), de Cristiano Abud, 93 min – MG
- Paulo Casé (Paulo Casé), de Paula Fiuza, 70 min – RJ
- Rindo à Toa: Humor sem limites (Laughing out loud: Humor and Democracy), de Cláudio Manoel, Alvaro Campos e Alê Braga, 102 min – RJ
- Tá Rindo de Quê? (What are you laughing at? Humor and Dictatorship in Brazil), de Cláudio Manoel, Alvaro Campos e Alê Braga, 95 min – RJ
- Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto (Rogéria Mr. Astolfo Barroso Pinto), de Pedro Gui, 82 min – RJ
- Zuza Homem de Jazz (Zuza The Man of Jazz), de Janaina Dalri, 72 min – RJ
PREMIÈRE LATINA
- Família Submersa (Família Submergida), de María Alché, FIC, 91 min (Argentina, Brasil, Alemanha, Noruega)
- Happy Hour (Happy Hour), de Eduardo Albergaria, FIC, 104 min (Brasil, Argentina)
- La Cama (The Bed), de Mónica Lairana, FIC, 90 min (Brasil, Argentina, Holanda, Alemanha)
- Rojo (Rojo), de Benjamin Naishtat, FIC, 109 min (Argentina, Brasil, França, Alemanha, Holanda)
- Tarde Para Morir Joven (Too Late To Die Young), de Dominga Sotomayor, FIC, 110 min (Chile, Brasil, Argentina, Holanda, Qatar)
EXPECTATIVA
- Palace II – 3 Quartos com Vista para o Mar (Palace II), de Rafael Machado e Gabriel Corrêa e Castro, DOC, 80 min – RJ
- Pedro e Inês (The Dead Queen), de António Ferreira, FIC, 120 min (Portugal, Brasil, França)
PANORAMA
- Cano Serrado (2 Gauge Highways), de Erik de Castro, FIC, 87 min – RJ
- O Olho e a Faca (The Eye and the Knife), de Paulo Sacramento, FIC, 99 min – SP
MIDNIGHT
- Personas Humanas (Humanpersons), de Frank Spano, FIC, (Panamá, Brasil, Espanha)
MIDNIGHT DOCS
- Amazônia Groove (Amazônia Groove), de Bruno Murtinho, DOC, 78 min – RJ
- The Cleaners (The Cleaners), de Hans Block, Moritz Riesewieck, DOC, 95 min (Alemanha, Brasil)
CLÁSSICOS E CULTS
- Central do Brasil (Central Station), de Walter Salles, FIC, 105 min (Brasil, França)
- Pixote: A Lei do Mais Fraco (Pixote), de Hector Babenco, FIC, 128 min – SP
- Rio 40 Graus, Nelson Pereira dos Santos, FIC, 100 min – 1955
- Rio Zona Norte, Nelson Pereira dos Santos, FIC, 90 min 1957
FILME DE ENCERRAMENTO
- O Grande Circo Místico (The Great Mystical Circus), de Carlos Diegues, FIC, 106 min (Brasil, Portugal, França)