Curso “Mulheres no Cinema” ganha nova edição

Em 2019 o cinema perdeu duas grandes cineastas: Agnès Varda e Barbara Hammer. Você sabe quem elas são? O que elas representam na história do cinema?

Responder a essas e muitas outras perguntas é uma das propostas do curso “Mulheres no Cinema”, idealizado pelas jornalistas e críticas Joyce Pais e Luísa Pécora. Com início em 10 de setembro, a 2° edição do curso acontecerá no Centro Cultural Escrevedeira, localizado no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. O investimento é de R$ 900 (à vista), com opções de parcelamento aqui. As matrículas já estão abertas no link: http://bit.ly/cursomulheresnocinema.

Dividida em três módulos — “Cineastas pioneiras”, “Vanguarda e resistência” e “Cinema contemporâneo” —, a segunda edição do curso foi expandida e conta com 16 encontros. Neles, será discutido como as narrativas dos filmes estudados se relacionam a questões históricas, sociais, comportamentais e políticas.

“Percebo que, com a pauta da representatividade nessa indústria cada vez mais no centro das discussões, o interesse por parte dos cinéfilos em filmes que fogem do cânone também é crescente”, afirma Joyce Pais.
Durante dois meses, as ministrantes apresentarão um panorama introdutório que aborda o cinema mudo, sonoro, experimental, animação, Nouvelle Vague, era dos blockbusters, cinema brasileiro moderno, novo cinema brasileiro (ficção e documentário), além de incluir questões de diversidade e identidade, com recorte de raça. Ainda haverá uma aula especial com sessão seguida de debate sobre um filme a ser escolhido.

O curso é voltado a todos os públicos interessados em cinema, sem necessidade de atuação profissional na área. “Eu me surpreendi com muitas das histórias e os filmes exibidos”, afirmou a jornalista Rosi Rico. ”Esses encontros são momentos para descobrir o trabalho de diretoras dos mais diversos estilos. Debater sobre cinema criado por mulheres também é resistência”, completou.
Também ex-aluno, o designer gráfico Matheus Carvalho definiu o curso como uma “experiência fantástica”. “Luísa e Joyce desenharam aulas abrangentes sobre a trajetória de grandes mulheres na sétima arte”.

Serviço:
Quando |  10 de setembro a 31 de outubro de 2019
DIAS DA SEMANA E HORÁRIO |Terças e Quintas, das 19:00 às 22:00 hrs
DURAÇÃO | 16 encontros
CARGA HORÁRIA | 48h
INSCRIÇÕES | http://bit.ly/cursomulheresnocinema


Sobre as professoras:

Joyce Pais é jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, criadora do portal Cinemascope. Atuou no jornal O Estado de S. Paulo e no Museu da Pessoa. Também é professora da Academia Internacional de Cinema – SP e membro do Coletivo Elviras – Mulheres Críticas de Cinema.

Luísa Pécora é jornalista e criadora do site Mulher no Cinema. Participou de press junkets e festivais de cinema em Brasil, Inglaterra e Estados Unidos. Trabalhou no portal iG e na revista Cult e colaborou para publicações como Gol, Playboy e Filme B.  Integra o Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Para mais informações sobre o curso, escreva para [email protected] e/ou [email protected] 

 

Leia Mais
Timothée Chalamet compara modo de atuar ao de Austin Butler: ‘Não faz meu estilo’