Fera. Bicho. Anjo. Mulher. Cássia era muitas em uma só. Tímida e envergonhada no dia a dia, no palco virava outra, se libertava, coçava o ”saco”, levantava a camiseta, fazia loucuras. Com narração de Malu Mader, o documentário realizado por Paulo Henrique Fontenelle conta com depoimentos de amigos (Zélia Duncan, Nando Reis, Oswaldo Montenegro, Lan Lan) e parentes da cantora (mãe, irmã, Eugênia, a companheira e o filho Francisco, o Chicão, em rara aparição).
Misturando fotos e entrevistas das mais diversas épocas, ”Cássia” tenta remontar a vida e a obra de Cássia Rejane Eller, uma das maiores cantoras que o Brasil já conheceu. Temas polêmicos, como o uso de drogas e o caso com um músico de sua banda, pai de Chicão, não ficam de fora e são tratados de forma direta; assim como os problemas envolvendo a fama e a falta de privacidade. As gravações do ”Acústico MTV”, seu trabalho de maior sucesso e finalizado poucos meses antes de sua morte, também fazem parte do filme.
Paulo Henrique mostra maturidade na direção e constrói um trabalho belíssimo, profundo e emocionante. Após o igualmente ótimo ”Loki – Arnaldo Baptista”, de 2009, Paulo conseguiu um feito: retratar a vida de um artista morto de forma trágica sem ”coitadismo”, dramas excessivos ou edições mirabolantes.
Simples e concreto, ”Cássia” é sem dúvida um dos melhores documentários do ano.
Cotação: Muito bom