O juri do Festival de Cannes 2018 presidido pela atriz Cate Blanchett, premiou o longa ”Shoplifters” do japonês Hirokazu Kore-Eda com a Palma de Ouro. Já o prêmio Grand Prix foi dado para BlacKkKlansman do diretor Spike Lee. Veja logo abaixo os principais vencedores do festival.
Palma de Ouro: Shoplifters (uma crônica familiar onde cada membro esconde seus segredos)
Grand Prix: BlacKkKlansman
(A trama é baseada na história real de Ron Stallworth (John David Washington), o primeiro policial negro a conseguir se infiltrar na Ku Klux Klan, ao lado de seu parceiro Flip (Adam Driver). Os dois chegam aos níveis mais altos da organização e tentam frustrar a tentativa do grupo de tomar a cidade de Colorado Springs, nos EUA)
Prêmio do Júri: ”Capernaum”
(Aos doze anos, Zain (Zain Al Rafeea) carrega uma série de responsabilidades: é ele quem cuida de seus irmãos no cortiço em que vive junto com os pais, que estão sempre ausentes graças ao trabalho em uma marcearia)
Prêmio especial: Jean-Luc Godard, por ”The Image Book”
Melhor diretor: Paweł Pawlikowski, por ”Cold War”
Melhor Ator: Marcello Fonte, por ”Dogman”
Melhor Atriz: Samal Yeslyamova, por ”Ayka”
Melhor roteiro: (empate) ”Happy as Lazzaro” e ”3 Faces”
Cãmera de Ouro: Lukas Dhont, por ”Girl”
A cerimônia também foi marcada pela questão do assédio e da participação feminina no cinema. A atriz e diretora italiana Asia Argento, a primeira a denunciar oficialmente Harvey Weinstein, disse no palco que foi estuprada pelo produtor, que nunca mais será bem recebido no Festival de Cannes.
“Em 1997 fui violada aqui em Cannes por Harvey Weinstein. Eu tinha 21 anos. Este festival era seu terreno de caça. Quero fazer uma previsão: Harvey Weinstein nunca mais será bem-vindo aqui”, disse Argento no encerramento da 71ª edição do festival.