Uma das criadoras da série ‘Friends’ pediu desculpas públicas pela falta de diversidade da produção. A produtora Marta Kauffman não apenas assumiu a pouca representatividade de sua obra, como anunciou a doação de US$ 4 milhões (R$ 20 milhões) para o Departamento de Estudos Afro-Americanos da Brandeis University.
‘Friends’ foi exibida entre 1994 e 2004, mostrando a rotina de seis amigos brancos e héteros do bairro de Greenwich Village, em Nova York. A entrevista com as desculpas e o anúncio de Kauffman foi publicada no jornal Los Angeles Times.
“Aprendi muito ao longo dos últimos 20 anos”, disse a produtora em seu depoimento ao diário. “Assumir e aceitar sua culpa não é fácil. É doloroso se encarar no espelho. Fico constrangida por não ter sido mais sábia há 25 anos. Concluí que precisava agir”.
Ela disse ter chegado às suas conclusões e resolvido fazer o depósito após o assassinato de George Floyd em maio de 2020: “Demorei muito para compreender como acabei internalizando o racismo sistêmico. Tenho trabalhado pesado para me tornar uma aliada, uma anti-racista. E essa me pareceu a melhor forma de participar das conversas sendo uma mulher branca”.