Com a definição de que o coronavírus (COVID-19) agora se trata de uma pandemia, diversas produções cinematográficas e televisivas interromperam suas filmagens, e longas que estavam programados para serem lançados em março e abril continuam sendo adiados, alguns inclusive sem data definida:
[ATUALIZAÇÃO – 30/03] A Sony anunciou os adiamentos de seus títulos: “Uncharted” vai de 5 de março de 2021 para 8 de outubro do mesmo ano. “Morbius” sai do dia 31 de julho de 2020 para 19 de março de 2021. “Ghostbusters: Mais Além” sai de 10 de julho de 2021 para 5 de março de 2021. “Pedro Coelho 2: O Fugitivo” sofreu um novo adiamento, agora para 15 de janeiro de 2021. [FIM]
[ATUALIZAÇÃO – 24/03] A Warner anunciou os adiamentos do estúdio: “Mulher-Maravilha 1984” foi adiado de 5 de junho para 14 de agosto. “Em Um Bairro de Nova York”, “Scooby! O Filme” e “Malignant” também foram adiados, sem novas datas anunciadas. [FIM]
[ATUALIZAÇÃO – 19/03] A Universal adiou o lançamento de “Minions 2: A Origem de Gru”. Previsto para estrear em 3 de julho, a animação não poderá ser concluída visto que a Illumination será fechada devido à pandemia de coronavírus. O Festival de Cannes 2020 também foi adiado. [FIM]
[ATUALIZAÇÃO – 18/03] O episódio especial da série “Friends“ para o streaming HBO Max teve sua produção adiada pela Warner. As gravações estavam agendadas para ocorrer entre os dias 23 e 24 de março nos estúdios da Warner Bros. em Burbank, Califórnia, onde a série era originalmente gravada.
[ATUALIZAÇÃO – 17/03] O produtor Jon Landau confirmou que a produção nas sequências de “Avatar”, de James Cameron, foi paralisada. O trabalho em efeitos visuais continuará a ser feito pela WETA Digital enquanto isso.
A Warner também confirmou a paralisação das gravações de “Matrix 4”, sem retorno previsto.
A Lionsgate adiou as estreias de “Espiral – O Legado de Jogos Mortais”, “Antebellum” e “Run”, sem novas datas anunciadas. Os filmes não tinham datas de estreia confirmadas no Brasil, mas iriam estrear em abril e maio nos EUA. [FIM]
[ATUALIZAÇÃO -16/03] A Warner anunciou a paralisação da produção de “The Batman” por duas semanas. A produção de “King Richard” também foi paralisada pelo estúdio, sem data de retorno anunciada, e as gravações de “Animais Fantásticos 3”, que começariam nesta segunda (16), foram adiadas indefinidamente.
A Universal anunciou a paralisação de “Jurassic World: Dominion”, “Flint Strong” e do filme ainda sem título de Billy Eichner.
A produção da segunda temporada de “The Witcher” foi paralisada pela Netflix, assim como o filme “Red Notice”.
As séries da Marvel para o Disney Plus, “Falcão e Soldado Invernal”, “Loki” e “Wandavision”, foram paralisadas.
A série de “O Senhor das Anéis” da Amazon Prime Video também foi paralisada.
O live-action de “Cinderela” da Sony foi paralisado por duas semanas. O estúdio também interrompeu a pré-produção de “Uncharted”; a adaptação teria gravações iniciadas no próximo mês, mas agora não há previsão de início.
Cinema
Já em cartaz nos cinemas brasileiros e em outros países ocidentais, “Sonic: O Filme” foi adiado na China, epicentro do surto de coronavírus. A nova data de estreia ainda será definida. O filme teria estreado no dia 24 de fevereiro.
Às vésperas de ser lançado, “Um Lugar Silencioso – Parte 2” já havia até realizado suas exibições para a imprensa quando o diretor e ator John Krasinski anunciou que o longa ainda não será lançado. A nova data ainda será definida.
“Pedro Coelho 2: O Fugitivo”, marcado inicialmente para lançar entre março e abril, agora terá sua estreia em agosto de 2020.
“Trolls 2”, previsto para lançar em 9 de abril, foi adiado sem nova data determinada.
“Velozes e Furiosos 9”, previsto para estrear em maio de 2020, agora só será lançado em abril de 2021.
Mas quem sofreu o maior baque com os adiamentos, sem dúvidas, foi a Disney: “Mulan”, “Os Novos Mutantes” e “Espíritos Obscuros”, que veriam a luz do dia entre final de março e primeira quinzena de abril, também tiveram seus lançamentos interrompidos. A Disney não definiu as novas datas de estreia. As premières de “Mulan” na China e na Europa também já haviam sido canceladas.
Para os longas que ainda estão em fase de produção, os títulos que entraram em hiato foram: “Shang-Chi”, “A Pequena Sereia”, “Nightmare Alley”, o reboot de “Esqueceram de Mim” para o Disney Plus, “Peter Pan & Wendy”, “The Last Duel”, “Shrunk”, “The Prom”, o filme sobre Elvis Presley dirigido por Baz Lurhmann com Tom Hanks no elenco (que confirmou que foi infectado pelo vírus), “Missão Impossível: 7”, “Birds of Paradise”, “Official Competition” e “The Nightingale”.
O Festival de Cannes, até o momento, segue programado para acontecer entre os dias 12 e 23 de maio, mas os recentes desdobramentos relacionados à pandemia de coronavírus podem alterar a programação do evento.
Televisão
As produções mais afetadas na televisão foram os talk shows norte-americanos. Programas como “The Tonight Show wth Jimmy Fallon“, “Late Night With Seth Meyers”, “The Ellen Show” e “Late Show With Stephen Colbert” em primeiro momento gravaram programas sem plateia, e depois anunciaram que as gravações seriam suspensas até o fim de março.
Já para as séries, diversas tiveram que dar uma pausa na produção, ainda sem previsão de retorno: “Supernatural”, “Stranger Things”, “Euphoria”, “Barry”, “The Walking Dead”, “The Flash”, “Riverdale”, “Snowpiercer”, “Supergirl”, “Lucifer”, “Fear the Walking Dead”, “Atlanta”, “Snowfall”, “American Crime Story: Impeachment”, “Fargo”, “Righteous Gemstones”, “See”, “Servant”, “Mythic Quest: Raven’s Banquet”, “Foundation”, “For All Mankind”, “Batwoman”, “The Bachelorette”, “Young Sheldon”, “Genius: Aretha”, “Y: The Last Man”, “Law & Order: SVU”, “Superman and Lois”, “Kung Fu”, “Grey’s Anatomy”, “The Morning Show”, “Grace and Frankie”, “NCIS”, “NCIS: Los Angeles”, “NCIS New Orleans”, “Chicago Fire”, “Chicago Med”,“New Amsterdam” e “Carnival Row”.