”Antígona”, com Andrea Beltrão, retorna ao Teatro Poeira

A peça Antígona traz Andrea Beltrão como a personagem-título da trama: uma jovem princesa que enfrenta a ordem do rei Creonte de deixar seu irmão, que lutou na guerra, sem sepultura.
Ao desobedecer a determinação real, ela paga com a própria vida. É estabelecido, então, o confronto entre o Estado e o cidadão. A história se passa em Tebas e foi escrita há 2.500 anos por Sófocles. Fez tanto sucesso na época que o público ateniense ofereceu ao autor o governo de Samos, uma das ilhas gregas.

Na Antígona de Amir Haddad e Andrea Beltrão, ao contrário do autor original, que partiu do mito já
conhecido para o teatro, parte-se do teatro para chegar ao mito que dá nome ao espetáculo.
“Todos esses mitos que povoavam o imaginário grego faziam parte do dia a dia do povo, funcionavam como um bem público. Sófocles se apoderou da história e escreveu esse texto. O que Andrea e eu fizemos foi partir das informações da peça para chegarmos ao mito”, analisa o diretor.

Na opinião da atriz, um texto clássico como este não é de interpretação complicada. As narrativas embaralham as emoções por ir direto ao coração e aos sentimentos. “Como um texto escrito há 2.500 anos pode falar exatamente sobre o que eu sinto agora? Não é a gente que lê o texto da tragédia grega, é a tragédia grega que lê a gente, por isso não precisamos ter medo de não entende-la. Faz parte de nós, enriquece, exige que tentemos mais uma vez”, analisa.

Para ela e o diretor, essa montagem transpira atualidade gigantesca. “Fala da liberdade do cidadão diante do poder do Estado, e de como isso atinge a vida mais ancestral do ser humano”, observa Haddad. “A peça se dá nessa reflexão feita por ator e público sobre a história, por meio de uma excelente narradora, que é a Andréa”.

_

SERVIÇO:
Antígona
Temporada: até 29 de setembro de 2019
Local: TEATRO POEIRA – Rua São João Batista,104- Botafogo, Rio de Janeiro 
Horário: quinta a sábado às 21h, domingo às 19h
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos

_

FICHA TÉCNICA
Autoria: Sófocles
Tradução: Millôr Fernandes
Dramaturgia: Amir Haddad e Andrea Beltrão
Direção: Amir Haddad
Com: Andrea Beltrão
Iluminação: Aurélio de Simoni
Figurino: Antônio Medeiros
Direção de Movimento: Marina Salomon
Ambientação e Projeto Gráfico: Fabio Arruda e Rodrigo Bleque
Trilha Sonora: Alessandro Persan
Operação de Luz e Som: Bruno Aragão
Produção: Boa Vida Produções
Realização Turnê: Trígonos Produções Culturais
Agradecimentos: Marieta Severo, Aderbal Freire-Filho, Fernanda Torres, Fernando Philbert, Marilena, Laura, Chico, Rosa, Zé, Antônio, Mauricio, Ana Cristina Manfroni, Zé Mário Pereira.