O filme se inicia em 2007, quando as UPP’s (Unidades de Polícia Pacificadora) começaram a tomar forma na cidade do Rio de Janeiro.
Depois, a trama dá um salto para 2010, quando cinco policiais infiltrados na favela do Alemão precisam mapear todo o local, que tem 44 saídas e assim, garantir que a invasão policial ocorra de forma segura.
‘Alemão’ conta com um elenco de peso. Caio Blat interpreta o ‘nerdzinho cabuloso’ Samuel, Gabriel Braga Nunes é Danilo, Marcello Melo Jr. vive o policial Carlinhos, Milhem Cortaz é o truculento Branco, e Otávio Müller interpreta o simpático Doca. Os cinco personagens principais passam 48 horas de tensão e desespero no porão da pizzaria de Doca.
A faxineira Mariana (Mariana Nunes) se mete na confusão após entrar na pizzaria para pegar o dinheiro da faxina que fez para Doca. Ela é mantida em cativeiro com o grupo, e passa grande parte da trama nervosa por ter deixado o filho pequeno sozinho em casa.
O vilão da trama ficou por conta de Cauã Reymond, que interpreta Playboy, o ‘dono’ da favela. Ele conta com a ajuda dos comparsas Senegal (Jefferson Brasil), Caveirinha (Marcos Sorriso) e Mata Rindo (MC Smith).
Com diversas tramas paralelas – o relacionamento conturbado de Samuel com o pai; a paixão proibida de Carlinhos por Letícia (Aisha Jambo); a opinião pública diante dos fatos – ‘Alemão’ é um filme bem produzido e bem dirigido.
Filmado em 18 dias, com produção do excelente Rodrigo Teixeira (”O Cheiro do Ralo”, ”Frances Ha”) e direção de José Eduardo Belmonte (“Se nada mais der certo”), o drama psicológico também conta com Antônio Fagundes no elenco.
Os destaques da trama são o trio de comparsas de Playboy. MC Smith, Marcos Sorriso e Jefferson Brasil são excelentes. Jefferson está incrível como Senegal, que vive um bromance com Playboy. Ele atua de forma natural e impressiona.
Cotação: Muito bom