A Festa

Um filme não precisa de muito para ser inteligente. E Sally Potter sabe bem disso.
A diretora é a mente brilhante que guia o longa ”A festa”, que possui poucos personagens e questões muito profundas.

Na trama, Janet (Kristin Scott Thomas, ”O paciente inglês”) está reunindo alguns poucos amigos em casa para comemorar um evento importante: ela acabou de ser nomeada ministra. Em poucos minutos, percebemos que seu relacionamento com o pesquisador Bill (Timothy Spall, ”Um plano brilhante” e ”Harry Potter”) está acabando. Ele, distante e sem ânimo; ela, recebendo as visitas com graciosidade e charme enquanto prepara o jantar.

Aos poucos novos personagens vão surgindo: sua melhor amiga, April (Patricia Clarkson, de ”Objetos Cortantes”) e seu namorado Gottfried (Bruno Ganz, ”O Leitor”) e o casal Martha (Cherry Jones, ”A Vila”) e Jinny (Emily Mortimer, ”The Newsroom”). April é ácida e sem paciência, além de falar os maiores absurdos com muita naturalidade, em alguns dos melhores momentos do filme. Também surge na comemoração o misterioso Tom (Cillian Murphy, ”Dunkirk”).

A fotografia em preto e branco parece destacar os dramas vividos por cada um dos participantes do evento. As máscaras vão caindo, segredos são revelados e ninguém sabe o que pode acontecer até o fim da noite. O filme se apoia no simples e todos os atores estão bem em cena. Destaque para Patricia, que brilha ao lado de Kristin. Impossível não se render a esse drama sutil e forte ao mesmo tempo.

 

Cotação: Muito bom