Franquias adolescentes, em sua maioria, são sempre bem recebidas pelos espectadores. Se antes ”Crepúsculo” e ”Jogos Vorazes” eram sinônimo de sucesso, agora é a vez de “Divergente” cativar seu público.
Baseado no livro de mesmo nome da autora norte-americana Veronica Roth, o filme conta a história da adolescente Beatrice ”Tris” (Shailene Woodley, de ”Os Descendentes”), que acabou de fazer 16 anos e precisa tomar um decisão que irá mudar sua vida para sempre.
Moradora de uma Chicago futurista, Tris faz parte de uma facção chamada Abnegação. Os integrantes desse devem usar roupas de cor cinza, se olhar no espelho apenas para cortar o cabelo e não ter nenhum tipo de vaidade. Devem também dar comida aos necessitados e sempre pensar nos outros antes de si mesmos. As outras facções presentes na sociedade são Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza. Os grupos não se misturam, até o dia do teste, que definirá para qual facção cada um será destinado.
Após obter um resultado esquisito em seu teste – que não apontou apenas uma facção, mas três, fazendo com que se torne uma Divergente – Tris acaba indo para a Audácia, a mais radical das facções. Lá, ela precisa provar a todos que não tem medo de nada e encarar uma nova vida, para tristeza de seus pais. Enquanto treina para as lutas e aprende sobre a Audácia, Tris faz amizade com a maluca Christina (Zoë Kravitz) e desperta a raiva do novato Peter (Miles Teller, de ”Namoro ou Liberdade”), um menino da Erudição que não a suporta.
Ela também se aproxima do intrigante Quatro (Theo James, da série ”Golden Boy”), um dos líderes da facção, por quem se apaixona. Quatro ajuda a adolescente em sua luta pela sobrevivência, pois descobre que ela é uma Divergente.
Utilizando as mesmas fórmulas de sempre – menina conhece menino marrento; menina se apaixona por menino; menino e menina lutam contra a sociedade; vilão se mete no meio da história para estragar romance; etc – ”Divergente” é apenas uma história antiga com uma roupagem nova. Não apresenta nenhuma novidade, embora o casal principal, Tris e Quatro, funcione em cena.
Com personagens sensatos e tipos já conhecidos, a trama conta ainda com Kate Winslet (”Foi apenas um sonho”, ”O Leitor” e ”Titanic”) e Jai Courtney (de ”Duro de Matar – Um bom dia para morrer”) no elenco.
O destaque da trama é Theo James, já conhecido dos fãs de séries de TV. Ele tem o sex appeal necessário para o personagem.
Cotação: Regular
Ideal par: fãs de romance teen; fãs de Shailene Woodley; pessoas que leram o livro (ou a trilogia)