Dirigido pelos Irmãos Coen e estrelado por Oscar Isaac. Tem sua habilidade musical testada e aprovada em cena, faz uma interpretação bastante fiel de um cantor de folk fracassado, irônico e que não se importa simplesmente com nada; aparentemente seu único objetivo é viver de música. Carey Mulligan, que contracena com Isaac interpretando Jean, está bela e profunda como sempre, consegue levar à personagem um leve ar de comicidade através de toda sua fúria com relação a Davis, não perdendo sua grande marca registrada: o olhar melancólico.
Desempregado e sem ter onde morar, Llewyn Davis dorme de favor na casa dos outros. O máximo de ligação afetiva que possui é com um gato, que chama a atenção por sua cor alaranjada, contrastando com o resto do filme, como se naquele elemento vivo ele pudesse ter um pouco de calor a despeito de toda a frieza das cores do filme.
Com bastante cores escuras, pouca iluminação, muitos jogos de sombra e muita neve, o filme retrata a história de um homem perdido, que está sempre em busca do sucesso através da música folk, mas que nunca de fato consegue chegar lá. Llewyn leva a vida de forma despreocupada, e faz piada do seu próprio fracasso, parecendo por vezes não se importar com a inércia em que se encontra. Não possui um casaco de frio no gélido inverno de Nova Iorque, o que não abala o seu sonho por mais que esteja sempre nadando e morrendo na praia.
O ponto fraco do filme são os personagens pouco explorados, que aparecem por apenas algumas cenas e somem, deixando claro que são apenas coadjuvantes. Isso torna a narrativa menos fluida, uma vez que se concentra intensamente na vida do personagem principal e em sua notória solidão.
A impressão que se tem é que Justin Timberlake aparece no filme só para acrescentar como um rostinho conhecido, apenas em algumas cenas chaves, sem negar, é claro, sua contribuição musical positiva.
O filme possui cenas bem lentas em determinados momentos, como que dando razão a melodia do folk. Apesar de ser um filme que fala sobre esse gênero musical e apresentar lindas canções, sente-se falta de mais elementos sonoros no decorrer da história, a atenção principal ficou na vida de um homem que corria atrás e nunca conseguia fazer dar certo. O que por um lado denota uma tendência de determinados filmes atuais, o foco no lado cômico do fracasso.