‘Gladiador 2’: tudo o que você precisa saber antes de assistir ao novo filme

A jornada do primeiro Gladiador

Antes de embarcar na lenda de Lucius, que tal relembrar a história de Maximus? Lançado em 19 de maio de 2000, Gladiador, dirigido por Ridley Scott (o responsável por outros títulos icônicos como AlienBlade Runner e Thelma & Louise) é um dos filmes mais influentes do início do milênio, conquistando 12 indicações e cinco estatuetas no Oscar de 2001, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator.

Em Gladiador, acompanhamos a história de Maximus (Russell Crowe) um grande general romano que seria indicado pelo imperador, Marco Aurélio, como seu sucessor, servindo como regente durante um período de crise em Roma. Porém Cómodo (Joaquin Phoenix) filho de Marco Aurélio e herdeiro oficial do trono, descobre os planos do pai e o assassina, em um golpe pelo título de Imperador Romano.

Agora Imperador, Cómodo pede a lealdade de Maximus, que o recusa. Então ele é preso, sua família é assassinada brutalmente e, enfim, ele é vendido para um treinador de gladiadores. Guiado por vingança e justiça, o antigo general se utiliza de conhecimento de guerra para avançar pelos torneios e rankings de gladiadores, se tornando um nome lendário e um símbolo de esperança para os povos romanos mais oprimidos.

No fim, Cómodo desafia Maximus para um duelo no Coliseu, mas trapaceia, esfaqueando o gladiador na prisão antes do confronto. No entanto, isso não impede que o ex-general vença a batalha final e o Imperador cai. Fatalmente ferido após conquistar sua vingança, Maximus usa suas últimas palavras para pedir reformas no sistema político romano, partindo como um herói.

Vale dizer que Gladiador apresenta uma história fictícia com ambientação e figuras históricas. Por exemplo, Maximus não é uma existiu de fato e as mortes de Marco Aurélio e Cómodo não aconteceram como o filme mostra, ainda que eles sejam, sim, nomes históricos e carreguem similaridades com o que conhecemos de suas contrapartes mundanas.

Qual é a história de Gladiador II?

Duas décadas depois, uma nova lenda romana surge. Sequência direta do primeiro filme, Gladiador 2 se passa nos anos seguintes à morte de Maximus e Cómodo. Lucius (ou apenas Lúcio) protagonista vivido por Paul Mescal, é um personagem que aparece no primeiro longa, sobrinho de Cómodo, filho de Lucila (Connie Nielsen) e um grande admirador de Maximus.

Acompanhando os feitos e a fama de Maximus quando criança, Lucius decide que não deseja o trono de Roma, mas lutar para se tornar uma figura heroica como o ex-general. E, querendo ou não, em Gladiador 2 ele terá a chance de alcançar essa meta: anos depois dos eventos com Maximus, Lucius é forçado a entrar na arena como gladiador pela nova e tirânica liderança do Império. Assim, o rapaz deve se entregar à violência e lutar por fama e apoio do público para tentar, de alguma forma, reverter a situação romana.

Elenco e produção

Como o primeiro filme, Gladiador 2 conta com uma produção estelar! Paul Mescal assume o papel do protagonista, Lucius Verus, enquanto Pedro Pascal dá vida ao general Marcus Acacius, ex-pupilo de Maximus. Connie Nielsen retorna como Lucila, mãe de Lucius, Denzel Washington interpreta o ambicioso e perigoso Macrinus e, enfim, Joseph Quinn e Fred Hechinger são os imperadores da vez: Geta e Caracalla.

Ridley Scott retorna para a cadeira de direção em Gladiador 2, com roteiro de David Scarpa (Napoleão) história de Peter Craig (The Batman e Top Gun: Maverick) e Scarpa e trilha sonora de Harry Gregson-Williams (A Casa Gucci).
O filme estreia em 14 de novembro.

Leia Mais
Timothée Chalamet agradece Bob Dylan por elogio à atuação: “Gratificante”