‘The Crown’: tudo o que sabemos sobre a 5ª temporada da série

Espera-se que a próxima parte da série original de grande orçamento e premiada da Netflix mostre o divórcio do príncipe Charles e Diana, princesa de Gales, bem como a trágica morte da última em 1997. Saiba mais:

Quem vai interpretar a rainha na 5ª temporada de The Crown?

Imelda Staunton – mais conhecida por interpretar Dolores Umbridge na série Harry Potter, bem como seu papel indicado ao Oscar em O Segredo de Vera Drake – sucederá Olivia Colman na 5ª temporada. “Adorei assistir The Crown desde o início”, disse Imelda em uma declaração quando seu papel foi anunciado. “Como atriz, foi uma alegria ver como Claire Foy e Olivia Colman trouxeram algo especial e único para os roteiros do [criador da série] Peter Morgan. Estou genuinamente honrada por me juntar a uma equipe criativa tão excepcional e levar The Crown à sua conclusão.” Em 30 de julho, a Netflix divulgou uma primeira imagem de Imelda no personagem, com uma blusa discreta e um colar de pérolas.

Quem mais estará na 5ª temporada de The Crown?

Elizabeth Debicki – que atuou em O Grande Gatsby de Baz Luhrmann, As Viúvas de Steve McQueen e Tenet de Christopher Nolan – assumirá o papel de Diana, a Princesa de Gales de Emma Corrin na quinta temporada de The Crown. “O espírito da princesa Diana, suas palavras e suas ações vivem nos corações de muitos. É meu verdadeiro privilégio e honra me juntar a esta série magistral, que me deixou absolutamente viciada desde o primeiro episódio”, disse a atriz australiana de 31 anos sobre a notícia em um post na página do Twitter do The Crown. Enquanto isso, Dominic West assumirá o papel do príncipe Charles, substituindo Josh O’Connor. Em 17 de agosto, a Netflix lançou uma primeira imagem dos dois personagens, e as fotos são realmente inquietantes.

Além disso, Lesley Manville aparecerá como a princesa Margaret – após as participações de Helena Bonham Carter e Vanessa Kirby como a filha mais nova de George VI. “Eu não poderia estar mais feliz em interpretar a princesa Margaret”, Manville compartilhou via Netflix.
Manville é talvez mais conhecida por sua atuação indicada ao Oscar e ao BAFTA ao lado de Daniel Day-Lewis em Trama Fantasma de 2018.

Quanto ao príncipe Philip, o alto pardal de Game of Thrones, Jonathan Pryce, será o último duque de Edimburgo em The Crown. O ator galês de 74 anos ganhou sua primeira indicação de melhor ator no Oscar 2020 por seu papel em Os Dois Papas da Netflix. “A experiência positiva que tive fazendo Dois Papas me deu confiança para enfrentar a assustadora perspectiva de interpretar o príncipe Philip”, disse Pryce sobre a notícia. Pryce já estrelou fazendo protagonistas régios em várias das maiores tragédias de Shakespeare – incluindo um papel vencedor do Olivier Award interpretando Hamlet na Broadway.

Completando o elenco ao lado dele? Olivia Williams como Camilla Parker Bowles; Jonny Lee Miller como John Major; Khalid Abdalla como o namorado de Diana, Dodi Fayed; Salim Daw como seu pai, Mohamed Al-Fayed; Humayun Saeed como Hasnat Khan, parceiro de Diana antes de Fayed; e Bertie Carvel e Lydia Leonard como Tony e Cherie Blair. Em 22 de junho, a Netflix também confirmou que Amir El-Masry, o ator egípcio que deslumbrou os críticos em Limbo de 2020, interpretaria uma versão mais jovem de Mohamed Al-Fayed. Embora mais detalhes estejam sendo mantidos em sigilo, o anúncio sugere que a 5ª temporada incluirá uma exploração da história um tanto misteriosa do empresário.

The Crown  — Foto: Reprodução / Instagram

The Crown — Foto: Reprodução / Instagram

O príncipe William e o príncipe Harry aparecerão na 5ª temporada de The Crown?

Sim, ambos os príncipes aparecerão, com Senan West – filho de Dominic West – devendo interpretar um adolescente William na quinta temporada, de acordo com a Variety. William e Harry tinham 15 e 12 anos, respectivamente, quando a mãe deles morreu em 1997. Enquanto Harry permaneceu em grande parte protegido da imprensa em sua escola, Ludgrove, William teria passado poucas e boas com a cobertura da sensacional entrevista de Diana no Panorama – para não mencionar a obsessão dos tablóides com sua vida romântica – estando em Eton.

Qual período de tempo será abrangido na 5ª temporada de The Crown?

Até o momento, cada parte de The Crown durou aproximadamente uma década. Com isso em mente, a 5ª temporada pode começar no início dos anos 90 e terminar no início dos anos 2000. Morgan fez alusão ao período de tempo em um comunicado, dizendo que Staunton estaria “levando The Crown para o século 21”.

A década em questão foi particularmente tumultuada para a rainha, com muitos incidentes prontos para serem dramatizados. Em 1992, ela fez um discurso no 40º aniversário de sua posse, no qual descreveu aquele ano como seu “annus horribilis”. Nele, aconteceu o colapso de três casamentos de seus filhos: a separação do príncipe Andrew e Sarah Ferguson em março; O divórcio da princesa Anne com Mark Phillips em abril; e a separação do príncipe Charles e da princesa Diana anunciada em dezembro. O ano também foi marcado por um incêndio no Castelo de Windsor, que acabou levando a rainha a pagar impostos sobre sua renda e abrir o Palácio de Buckingham ao público para ajudar a financiar a restauração.

Em 26 de outubro, foi relatado que a controversa entrevista da princesa Diana no Panorama de novembro de 1995 poderia ser o foco de um episódio inteiro na 5ª temporada. No programa de quase uma hora, ela contou a Martin Bashir, da BBC, sobre seu relacionamento com o príncipe Charles e sua crença de que “havia três neste casamento”. A Netflix ainda não confirmou a notícia.

Cena de The Crown — Foto: Divulgação

Cena de The Crown — Foto: Divulgação

O divórcio final do príncipe Charles e da princesa Diana em 1996, e a trágica morte desta última em um acidente de carro em 1997, provavelmente aparecerão na quinta temporada. Morgan estará pisando em terreno conhecido, tendo escrito o roteiro de ‘A Rainha’, de 2006, estrelado por Helen Mirren, como a monarca lutando para lidar com o luto público após o acidente. Outros eventos notáveis incluem as bodas de ouro da rainha em 1997, as mortes da princesa Margaret e da rainha-mãe em 2002 e o Jubileu de Ouro de 2002. Outro enredo que os fãs reais estão esperando? O primeiro encontro do príncipe William com Kate Middleton, que ocorreu em 2001, enquanto os dois estudavam na Universidade de St. Andrews.

Qual é a controvérsia em torno do enredo de Diana na 5ª temporada de The Crown?

Em 6 de novembro de 2021, Jemima Khan – uma amiga próxima de Diana – anunciou que havia cortado os laços com The Crown depois de decidir que a Netflix não conseguiu lidar com o enredo de Diana “com o mesmo respeito e compaixão que eu esperava”. Khan afirmou que concordou em apoiar Peter Morgan com a escrita de roteiros porque “era muito importante para mim que os últimos anos da vida da minha amiga fossem retratados com precisão e compaixão, como nem sempre aconteceu no passado”, mas que já “solicitei que todas as minhas contribuições fossem removidas da série e recusei um crédito [de escrita]”, de acordo com o The Sunday Times.

A Netflix, por sua vez, divulgou um comunicado que dizia: “Jemima Khan tem sido amiga, fã e defensora pública de The Crown desde a primeira temporada… Ela fez parte de uma ampla rede de fontes bem informadas e variadas que forneceram amplas informações básicas para nossos escritores e equipe de pesquisa – fornecendo contexto para o drama que é The Crown. Ela nunca foi contratada como roteirista da série.

A quarta temporada do sucesso vencedor do Emmy retratou Diana em grande parte como uma vítima, destacando seu sentimento de alienação dentro da família real, juntamente com suas lutas contra a bulimia. A próxima parte, no entanto, provavelmente será mais controversa – começando no início dos anos 90, onde Diana e Charles se enfrentaram pela imprensa. Em 1992, a falecida princesa rompeu espetacularmente com a tradição ao colaborar com Andrew Morton em uma autobiografia detalhando o fracasso de seu casamento (embora ela tenha negado seu envolvimento após a publicação).

De acordo com o The Sunday Times, Khan e Morgan prepararam roteiros que abordaram o relacionamento de Diana com o herdeiro do Harrods, Dodi Fayed, sua controversa aparição em 1995 no Panorama e seu relacionamento com Hasnat Khan. Hasnat, cirurgião cardíaco, é primo distante do ex-marido de Jemima, ex-jogador profissional de críquete e atual primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan. Enquanto namorava Hasnat, Diana visitou os Khans em Lahore em viagens bastante fotografadas.

Como serão os figurinos da 5ª temporada de The Crown?

A figurinista vencedora do Emmy, Amy Roberts, que vestiu o elenco desde a terceira temporada, voltou para a última parte. Fotos recentes do set mostram Debicki como Diana, nadando no mar em um maiô verde e shorts brancos, acenando de um iate usando um vestido floral de ombros largos e andando pelo interior da Espanha em duas peças de cor cáqui. Como nas temporadas anteriores, muitos dos looks são inspirados nas roupas originais de Diana, em vez de réplicas exatas.

Houve um assalto no set de The Crown?

Em 24 de fevereiro, foi relatado que ladrões roubaram mais de £150.000 em adereços do The Crown de três veículos em Yorkshire enquanto as filmagens aconteciam nas proximidades. Entre os mais de 350 itens que desapareceram está uma réplica de um ovo Fabergé da Coroação Imperial de 1897, candelabros de ouro, uma penteadeira de prata de 10 peças, copos de cristal dourado de St. Louis e o mostrador de um relógio de pêndulo de William IV. A Netflix emitiu um apelo para ajudar a recuperar os itens e o incidente está sendo investigado pela polícia.

Quando será lançada a 5ª temporada de The Crown?

No dia 9 de novembro de 2022.

Haverá uma 6ª temporada de The Crown?

Sim. Embora Morgan tenha anunciado anteriormente que a 5ª temporada seria a última parte de The Crown, ele mais tarde mudou de ideia – confirmando que a 6ª temporada de The Crown se seguiria. “Quando começamos a discutir as histórias da quinta temporada, logo ficou claro que, para fazer justiça à riqueza e complexidade da história, deveríamos voltar ao plano original e fazer seis temporadas”, disse Morgan. Os fãs da série certamente não estão reclamando.

Já temos pôsters da nova temporada?

Sim, confira:

Leia Mais
Chris Evans fala português em vídeo: ‘Tentando aprender’