deiumjeito.blogspot.com

Review: ”Um estudo em Charlotte”

Imagine ser parente de Watson, o fiel escudeiro de Sherlock Holmes. Agora imagine ser parente do próprio Holmes, carregando seu sobrenome e atraindo olhares por todos os lugares.
É exatamente o que acontece com Charlotte Holmes e Jamie Watson, dois adolescentes que se encontram por acaso num colégio interno nos Estados Unidos – claro, pois isso é super comum.

Charlotte é tataraneta do famoso detetive, linda, inteligente e adora mistérios. Jamie é alto, tímido, não tem uma boa relação com o pai e sente falta de Londres, onde morava com a mãe. Suas famílias já foram muito amigas, então os dois cresceram ouvindo falar um sobre o outro, mesmo sem terem nenhum contato.

De início, Jamie não gosta de Charlotte. Ela é metida, faz apostas, ganha dinheiro de forma misteriosa e tem uma pequena queda por drogas – assim como seu parente famoso. Jamie, além de medroso, é certinho demais para isso. Mas tudo muda quando um estudante do colégio Sherringford morre sob condições suspeitas, fazendo uma releitura de um dos casos mais assustadores de Sherlock Holmes.

De forma macabra, Watson e Holmes estão envolvidos no caso e após sofrerem uma tentativa de morte, percebem o perigo que correm e que só podem confiar um no outro. Um livro de Charlotte sumiu de sua biblioteca e aos poucos os dois precisam montar o quebra cabeça para entender a mente do assassino, evitando assim mais mortes na escola. Será que eles vão conseguir?

O livro derrapa em alguns momentos, pois em várias passagens os protagonistas agem e falam como se fossem mais velhos e não dois adolescentes do ensino médio. O pai de Jamie é provavelmente o pior personagem do livro, desconexo e demonstra pouco interesse no filho, o que é uma pena. Essa trama poderia ter um desfecho mais feliz. Já Charlotte, que no início é bastante arrogante, vai mudando ao longo da trama e demonstrando sua real personalidade.
Esse livro do gênero ”YA” é bem escrito e vai agradar quem gosta do gênero.

Cotação: Regular