Dois episódios da série de TV A Amiga Genial (My Brilliant Friend), inspirada no livro homônimo de Elena Ferrante, foram exibidos em sessão especial no último fim de semana, no Festival de Cinema de Veneza.
“Parabéns a todos e todas, foi uma pré-estreia belíssima”, escreveu no Facebook Luigi de Magistris, prefeito de Nápoles. O mandatário aplaudiu ainda o diretor Saverio Costanzo, os cinegrafistas, figurinistas, atrizes e atores.
CONFIRA AS PRIMEIRAS FOTOS AQUI
A produção, feita em parceria da italiana RAI com a norte-americana HBO, manteve-se fiel à história do livro e retrata uma vizinhança pobre de Nápoles, levando a cidade mais uma vez a uma apresentação de alto nível em escala mundial.
A escritora Elena Ferrante (que usa esse pseudônimo para esconder a sua identidade) não participou da coletiva de imprensa organizada pela Bienal de Veneza, como já era de se esperar. Segundo Francesco Piccolo, um dos roteiristas da série, nem a produção sabe quem Ferrante é na vida real, e o contato com ela foi feito por e-mail.
A Amiga Genial já tem uma temporada garantida, com estreia mundial prevista para novembro deste ano. O livro faz parte de uma tetralogia e os outros sucessos da escritora podem dar origem a novas temporadas da série.
Inspirada na obra publicada no Brasil pela Globo Livros e Intrínseca, a série conta a história de duas amigas da periferia de Nápoles, Lenù (apelido de Elena) e Lila, escrita pela primeira após o súbito desaparecimento da segunda. A narrativa começa com Lenù recebendo a notícia de que Lila, já idosa, havia sumido sem deixar rastros, cumprindo um antigo desejo. Irritada, ela decide relatar toda a trajetória de sua amizade, desde a primeira infância até a velhice.