Elizabeth (1998) Indicado para 10 categorias do BAFTA Awards, 6 Academy Awards e 3 Globos de Ouro, esta produção é um marco da carreira da atriz Cate Blanchett. Na pele de Elizabeth I, filha de Henrique VIII e Ana Bolena, ela vive os difíceis primeiros anos do reinado da monarca. Espere grandes desafios e intrigas envolvendo até mesmo o Papa da época.
_
Sua Majestade, Mrs. Brown
Judi Dench, em uma performance muito elogiada, interpreta uma Rainha Vitória muito deprimida e isolada do mundo após a morte de seu marido, Príncipe Alberto. A relação próxima que ela tem com seu lacaio, John Brown, nesse período de luto – e a influência que ele parecia exercer sobre ela – foi motivo de escândalo para a sociedade da época.
_
W.E. – O Romance do SéculoO drama romântico que relata duas histórias paralelas: o caso de amor entre o Rei Eduardo VIII, tio da Rainha Elizabeth, e a americana divorciada Wallis Simpson em 1936, e uma mulher que fica obcecada com esse romance após ler várias cartas de Wallis em 1998. O filme tem a direção de Madonna (sim, a cantora!)
_
A Rainha (2006) Um dos episódios mais emblemáticos da história recente da coroa britânica, a morte de Lady Di é tema de A Rainha. A obra de ficção tem a maravilhosa Helen Mirren no elenco e retrata a reação da Rainha Elizabeth II, mãe do Príncipe Charles, e da família após a tragédia. A direção é de Stephen Frears.
_
A Jovem Rainha Vitória (2009)A Rainha Victoria (ou Vitória) é vivida pela britânica Emily Blunt (de ”O diabo veste Prada”) no longa homônimo. Ela é a tataravó da Rainha Elizabeth II e teve o segundo reinado mais longo da história do Reino Unido! Foram 63 anos, perdendo justamente para a própria Elizabeth II — ainda no trono.
Leia nossa crítica
_
O Discurso do Rei (2010)Quando ascende ao poder, Rei Jorge VI (pai da Rainha Elizabeth) precisa enfrentar seu problema de fala. Contrariando a expectativa do público em relação à oratória dos reis, ele é gago, tímido e trava uma batalha para conseguir anunciar no rádio a declaração de guerra dos britânicos contra a Alemanha, em 1939. O longa ganhou quatro Oscars: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (Colin Firth) e Melhor Roteiro Original. Curiosidade: Helena Bonham-Carter dá vida à Rainha-Mãe Elizabeth no filme e será a princesa Margaret na próxima fase de The Crown!
_
Diana: In Her Own Words (2016) Vale a pena abrir mão da ficção para assistir ao documentário Diana: In her Own Words, que foi feito a partir de imagens gravadas entre 1992 e 1993 por Peter Settelen, professor de dicção da princesa. A obra narra a vida amorosa e o fracasso do casamento dela com o príncipe Charles. Disponível na Netflix.