Nesse filme, baseado num texto do conhecido escritor inglês Nick Hornby (roteirista de ‘Um grande garoto’, com Hugh Grant), conhecemos a história de Jenny (a fofíssima inglesa Carey Mulligan), uma menina de 16 anos que mora com seus pais no subúrbio de Londres, estuda numa escola para meninas e quer estudar literatura inglesa em Oxford.
Um belo dia, Jenny conhece o sedutor David (o norte americano Peter Sarsgaard,na época das filmagens com 39 anos), se encanta por ele e assim, iniciam um romance.
De início, os pais de Jenny, Jack e Marjorie (Alfred Molina e Cara Seymour) são contra, pois David é muito mais velho. Porém, David tem uma lábia muita boa, e convence os sogros que deixará Jenny em casa no horário combinado, entre outras coisas, e assim conquista a confiança deles, até o ponto em que deixam a filha viajar com ele e seus amigos (coisa inimaginável em 1961).
Ele proporciona a Jenny uma educação (por isso o nome do longa) interessante, levando-a a peças, museus, jantares e leilões, coisas as quais não tinha acesso antes do romance.
Ele é formado na ‘escola da vida’ e assim, a menina se encanta por ele, e a cada minuto que passa o espectador se dá conta de que confiar no rapaz não é uma boa idéia.
David e seu amigo Danny (Dominic Cooper, excelente) tem hábitos estranhos, e em certo momento do filme chegam a ser rudes com Jenny, sem nenhum motivo aparente.
Ao longo do filme, segredos de David são descobertos, principalmente nos últimos 25 minutos, quando o mundo de Jenny desaba.
Porém, apesar do sofrimento, a jovem desabrocha e vira uma mulher, muda o jeito de se vestir, de se pentear, começa a usar maquiagem e numa cena triste, a diretora de sua escola a chama para uma conversa e a alerta sobre os perigos de um relacionamento entre um homem e uma mulher com tantos anos de diferença. Mesmo assim, a jovem não a ouve.
‘Educação’ é um filme excelente, que mostra sutilmente os dilemas da adolescência nos anos 60.
Apesar de ser um drama, é um alerta para jovens meninas, que se acham muito maduras, espertas e que, no final, acabam sofrendo as consequências de seus atos. Destaque para a linda Rosamund Pike como Helen, namorada de Danny.
O filme foi Indicado ao Oscar 2010 em três categorias – Melhor Filme, Atriz (Carey Mulligan) e Roteiro Original.
Cotação: Muito bom
Ideal para: pessoas que gostam de dramas, fãs de Carey Mulligan