Nos anos 80, ruivinha Molly Ringwald era presença certa nas telonas.
Depois do sucesso em ‘Gatinhas e Gatões’, de 1984, a atriz esteve presente na comédia adolescente ‘A garota de rosa-shocking’.
Nesse filme, ela interpreta Andie, uma menina pobre que é bolsista numa escola de riquinhos, e que sonha em ter um vestido (cor de rosa) para ir ao baile de formatura. Seu pai está desempregado, e ela tem como seu fiel escudeiro o engraçadíssimo Duckie (Jon Cryer, o Alan Harper de ‘Two and a Half Men’), seu amigo de todas as horas, que sente uma paixão platônica por ela.
Porém, para complicar a situação, Andie começa a se interessar por Blane (Andrew McCarthy, de ‘O primeiro ano do resto de nossas vidas’), amigo do menino mais metido e popular do colégio, Steff (James Spader, o Robert California de ‘The Office’), que não aceita o interesse de Blane pela ruivinha pobre.
‘Ela não é como nós’, diz ele em certo momento do filme. E ele está certo.
O filme se desenrola, e fica claro que Blane e Andie realmente pertencem a mundos diferentes. Ele tem uma BMW. Ela mora no subúrbio. Ela trabalha na loja TRAX. Ele ganha mesada dos pais. Ela só tem um amigo. Ele tem como amigos os meninos mais descolados e populares da escola. Porém, Blane é diferente, é sensível, honesto, e não um ‘maria vai com as outras’ como parece no início.
E convida Andie para ir ao baile com ele, e ela, extremamente feliz e para a tristeza de Duckie, aceita.
Essa comédia adolescente, que consegue ser bem clichê em certos momentos, como a menina rica e linda que pega no pé de Andie na aula de educação física, tem certos momentos que são impagáveis e históricos, como Duckie na loja TRAX cantando ‘Try a little tenderness’, de Otis. Após algumas confusões, enganações, frases preconceituosas ditas por Steff e as fofuras de Duckie (com certeza, a estrela do filme), tudo acaba bem, Blane e Andie ficam juntos e Duckie aceita que entre ele e Andie não existirá nada mais do que amizade.
‘A garota de rosa shocking’ é um filme no estilo adolescente-ensino médio-fofo-sessão da tarde, um filme eterno, que fica na nossa cabeça mesmo depois do fim.
A trilha sonora, de primeira linha, com músicas das bandas The Smiths (Please Please Please Let Me Get What I Want) e INXS (Do what You do), impressiona.
Cotação: Muito bom