Tony Stark (Robert Downey Jr.) não consegue dormir e está tendo crises de ansiedade.
Ele vive exausto, mas continua trabalhando como um louco, deixando até sua amada Virgínia ‘Pepper’ Potts (Gwyneth Paltrow) de lado.
Após ter sua casa em Malibu completamente destruída, Stark precisa deter seu mais novo inimigo: o terrorista Mandarim (Ben Kingsley, de ‘Fatal’).
Como se isso não fosse o bastante, seu amigo Happy (Jon Favreau) está em coma no hospital.
Pepper foge com um ex caso de Stark, a bióloga Maya (Rebecca Hall, ‘Atração Perigosa’), que estava na casa deles na hora do ataque.
Numa armadilha do destino, Pepper se torna refém do vingativo Aldrich Killian (Guy Pearce, de ‘Prometheus’), que pretende acabar com a vida de Tony a qualquer custo, por conta de um trauma do passado.
Junto com o coronel Rhodes (Don Cheadle, ‘Atraídos pelo Crime’), ele precisa salvar Happy e Pepper.
Ele conta também com a ajuda do esperto Harley (Ty Simpkins), que se torna seu amigo quando acidentalmente sua armadura vai parar no Tennessee.
A ação não pára. Downey Jr. ainda tem fôlego e seu personagem continua afiado, com ótimas sacadas.
Seu preparo físico é espetacular. O ator, de 48 anos, interpreta o famoso ‘gênio, bilionário, playboy, filantropo’ pela quarta vez (‘Homem de Ferro’, ‘Homem de Ferro 2’, ‘Os Vingadores’).
Alguns diálogos entre Stark e Harley remetem ao mega sucesso de 2012, que arrecadou US$ 185,1 milhões somente na primeira semana de estreia.
A direção e o roteiro ficaram por conta de Shane Black (‘Beijos e Tiros’, ‘Melhor é impossível’).
Favreau largou o posto (embora tenha continuado como produtor executivo, ao lado de Stan Lee, autor da obra original) de diretor por não concordar com o rumo do personagem Tony Stark.
Vale lembrar que esse filme marca o início da Fase Dois do universo Marvel nos cinemas, composto também por Thor: O Mundo Sombrio (2013), Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador (2014), Guardiões da Galáxia (2014), Os Vingadores 2 (2015) e Homem-Formiga (2015).
O filme, um dos mais esperados de 2013, diverte. Mostra um Stark mais humano e preocupado com as pessoas ao seu redor.
As cenas de ação e os efeitos especiais são excelentes.
Por se tratar de uma produção Disney, não poderíamos esperar outra coisa. Fãs dos quadrinhos ou da sequência cinematográfica vão gostar.
Cotação: Muito bom