À Beira do Caminho

capa_a-beira-do-caminho

 

Nesse filme, filmado em 2010, conhecemos a história de João (João Miguel, de ‘Estômago’), um caminhoneiro e do menino Duda (Vinicius Nascimento) que se esconde em seu caminhão depois de fugir de um orfanato.
Duda quer ir para São Paulo, conhecer seu pai, que abandonou sua mãe quando estava grávida. Sua mãe faleceu e ele está sozinho no mundo.

No início, João quer entregar Duda a alguns policiais que estão trabalhando na estrada, mas é aconselhado a deixar o menino na delegacia da cidade mais próxima. Chegando lá, ele é informado de que o delegado só chegará duas semanas depois.
Tenso com a situação, João resolve levar o menino com ele até seu destino, Petrolina.

Duda é esperto, curioso, e fica intrigado com o jeito rude e fechado de João.
Sempre que pergunta alguma coisa ou tenta puxar conversa, é repreendido com um ‘te interessa, moleque?’.
Porém, ao longo do filme, Duda e João descobrem que tem mais em comum do que imaginam.
O menino se apega ao caminhoneiro, que é uma espécie de única figura paterna em sua vida, e tem uma grande decepção ao chegar em São Paulo e tentar encontrar seu pai. No filme, conhecemos também um antigo amor de João, Rosa (Dira Paes) e seu relacionamento distante com sua mãe (Denise Weinberg).

O grande destaque do filme é, sem dúvida alguma, o menino Vinicius. Na época das filmagens o ator baiano tinha 12 anos, e convence como o menino sofrido e ao mesmo tempo esperançoso, que não consegue conhecer o suposto pai, Afonso (Ângelo Antônio).

‘À Beira do Caminho’ é dirigido e produzido por Breno Silveira (de ‘2 Filhos de Francisco’), e tem como plano de fundo as músicas de Roberto Carlos (que inspirou até mesmo o nome do longa).
O filme é incrível, emocionante e verdadeiramente brasileiro, com fotografia impecável de Lula Carvalho (que também trabalhou em ‘Paraísos Artificiais’ e ‘Tropa de Elite 2’).
Classificação: 12 anos

 

Cotação: Muito bom
Indicado para: Incentivadores do cinema brasileiro, fãs de Roberto Carlos e de Breno Silveira