Prefeitura de Niterói assume Cinema Icaraí

A Prefeitura de Niterói é a nova responsável pela administração do antigo Cinema Icaraí. O cessão do espaço para uso do município é de 40 anos. De acordo com convênio assinado com a Universidade Federal Fluminense (UFF), estão previstos investimentos de R$ 45 milhões na restauração e reforma do prédio. As obras estão previstas para começar no segundo semestre.
Segundo a prefeitura, a reforma do Cinema Icaraí prevê a recuperação total do telhado (laje, madeiramento, telhas e calhas) e revitalização das fachadas, com recomposição do modelo original. Também serão restaurados pisos, paredes e tetos do interior do prédio, e as esquadrias. A obra ainda vai recuperar as instalações elétricas, hidráulicas e de transmissão de dados.
Tombado pelo Serviço de Patrimônio Histórico de Niterói, o Cinema Icaraí vai ser usado para diversos fins culturais a serem definidos. Porém, já está acertado que o imóvel também será utilizado como sede da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN), que terá, além de um palco para ensaio dos músicos, espaço guardar de seus instrumentos e partituras.
Para o diretor do Centro de Artes UFF, Leonardo Guelman, a revitalização do espaço será importante passo na recuperação de um patrimônio histórico. “É muito importante termos a recuperação de um patrimônio como o Cinema Icaraí, com um resedenho, uma nova identidade, com um espaço destinado para a OSN, que também é um patrimônio, a principal orquestra do país”, destaca.
O termo de cessão do Cinema Icaraí para a Prefeitura de Niterói, contudo, prevê que o município conclua a obra do novo prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), da UFF, no Campus do Gragoatá. A futura instalação vai abrigar os cinco departamentos e aproximadamente 3,5 mil alunos do IACS.