Café da manhã cultural na Colombo: saiba tudo o que rolou

Imagine tomar um café da manhã num lugar histórico, com direito a pães, frios, geleias, docinhos, tortas, salgados, sucos, café e chocolate quente, depois assistir a uma apresentação musical exclusiva e participar de um passeio guiado pelas ruas mais famosas do Rio de Janeiro?
No Tour Império Musical, uma realização JOY RIO Turismo de Experiência e PINHO BRASIL Projetos Culturais, em parceria com a Confeitaria Colombo, tudo isso é possível.

Quando cheguei, fui recepcionada pela equipe da Confeitaria Colombo e subi de elevador até o segundo andar. Chegando ao famoso Restaurante Cristóvão, era possível ver atores vestidos com roupas de época, uma parceria com a loja La Botica de Jane. De lá é possível ver de perto a famosa claraboia, que tem 8 metros de comprimento por 4,5 metros de largura e veio da França nos anos 20.

Resultado de imagem para confeitaria colombo

A Confeitaria, que completa 124 anos amanhã, foi frequentada por figuras célebres como Machado de Assis, Chiquinha Gonzaga, Getúlio Vargas, Heitor Villa Lobos (que, inclusive, chegou a trabalhar lá), e a rainha Elizabeth II.

O café da manhã foi servido e por volta das 11h o grupo Cafuzos do Lundú, formado por Julio Morgado, Fábio Neves e Leo Fernandes foi responsável por um recital que incluía as simpáticas ”O Pescador” e ”É delícia ter amor”. O repertório do trio é marcado por canções de autores brasileiros da segunda metade do século XIX, cujas letras retratam o cotidiano e a conjuntura política da época.

Resultado de imagem para confeitaria colombo latas

Diariamente, mais de 200 funcionários chegam até o local, localizado na rua Gonçalves Dias, por volta das 5h da manhã. Eles são os responsáveis por fabricar os doces e pães frescos que serão degustados algumas horas depois – estima-se que lá sejam utilizados 25 mil ovos por mês!
No local também fica localizado Espaço Memória, onde os visitantes podem conhecer louças e cristais originais da casa, assim como embalagens que fizeram parte da história da Confeitaria, como os famosos biscoitos ”Leques”, sucesso até hoje. Lá também podem ser realizados pequenos eventos.

Por volta do meio dia, a guia Nelma saiu com nosso grupo, de mais ou menos 45 pessoas, conversando sobre a cidade do Rio de Janeiro e contando histórias. Seguimos pela Rua do Ouvidor, Rua da Quitanda, Beco dos Barbeiros e outras ruas nas imediações. O tour terminou por volta das 13h na Alerj, onde tiramos uma foto em grupo.

O Tour Império Musical é um passeio gostoso, leve e que conta a história de nossa cidade de uma forma diferente da que já conhecemos. Fatos históricos e curiosos fazem com que nossos olhos se abram para locais pelos quais passamos todos os dias. Por acaso você conhece a lenda de Barbara dos Prazeres? E a história de d. Maria, a louca? No Tour, o visitante conhece essas histórias e muitas outras.
O passeio cultural não é enfadonho como muitas aulas de história que tivemos na escola, o que é incrível. Nessa edição, estavam presentes muitas famílias com crianças pequenas, que se divertiram muito.

A Colombo também possui filiais em Copacabana (Forte de Copacabana), no CCBB, também no Centro do Rio, e no Aeroporto do Galeão. A próximo edição do Tour irá acontecer no dia 10/11/2018.
Para mais informações sobre preços e horários, acesse o Instagram do projeto.

Leia Mais
Kirsten Dunst diz por que voltaria a fazer filmes de heróis: ‘Tenho dois filhos e sustento minha mãe’